Loading...

RN perde o folclorista Deífilo Gurgel

Faleceu nesta segunda-feira(06) o folclorista potiguar Deífilo Gurgel. Segundo informações da família, o pesquisador Deífilo Gurgel,tinha 84 anos , estava internado no hospital Papi, onde foi levado no sábado,21/01,após quatro dias de depressão alta. O motivo da internação teria sido desidratação e início de desnutrição. Desta vez a falência multipla dos órgãos foi a causa da sua morte. O sepultamento acontece ás 20 hs em Emaús.

Em maio do ano passado, Deífilo passou por uma cirurgia para extrair um tumor benigno na próstata, mas segundo Tarcísio Gurgel,irmão do escritor, os problemas atuais não decorrem do procedimento.

Obra-prima

Deífilo Gurgel é tido como um dos maiores folcloristas brasileiros e, no momento, se preparava para o lançamento do novo livro, O Romanceiro Potiguar, agendado para o mês de março de 2012, através da Secretaria Extraordinária da Cultura do Rio Grande do Norte (Secult). A obra era considerada a mais complexa do autor, que dedicou 10 anos de pesquisa, tendo registrado 300 romances potiguares entre 1985 e 1995, e outros mais recentes, além de mais de 100 entrevistas realizadas.

Seu último trabalho ainda estava para sair: o livro ”Romanceiro Potiguar”, com 300 romances medievais que ele descobriu percorrendo o Rio Grande do Norte durante os últimos 10 anos, e ‘cantos de incelências ‘, tem patrocínio da Fundação José Augusto e está na gráfica.

Deífilo Gurgel se aposentou como professor da UFRN, onde ministrava aulas de Folclore Brasileiro, no Departamento de Artes.

Fonte:http://paduacampos.com.br/blog/?p=30496
Contos Populares 2509979557702008602

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

O Donzelo Azarado

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *