Loading...

Os três ladrões da ovelha

Três ladrões estavam descansando debaixo de uma árvore quando avistaram um homem que trazia uma marrã de ovelha nas costas. Pensaram em atacá-lo e toma a ovelha, mas um deles teve uma idéia melhor e que foi aceita por todos. Saiu na estrada o primeiro ladrão e, saudando o homem da ovelha perguntou onde ele tinha comprado aquele cachorro tão bonito. O homem explicou que era uma ovelha e o ladrão esteve teimando que era um cachorro até que se despediu.

Mais para diante o segundo ladrão apareceu e gabou muito a beleza do cachorro, embora o homem dissesse que era uma ovelha, comprada na feira. Teimou e teimou e se despediu, deixando o dono da ovelha muito desconfiado. O terceiro ladrão fez o mesmo jogo, dando as belezas do cachorro e perguntando se o homem o queria vender. Discutiu mais tempo e foi-se embora.

O homem ficou olhando a ovelha e pareceu-lhe que era mesmo um cachorro. Jogou-a fora, zangando com a compra idiota que fizera.

Os três ladrões carregaram a ovelha e almoçarammuito bem neste dia.

(Cascudo, Luís da Câmara. Literatura oral no Brasil. 3ª ed. Belo Horizonte, Editora Itatiaia; São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1984 (Reconquista do Brasil: nova série, 84), p.281-282)

fonte:http://www.jangadabrasil.com.br/revista/outubro71/im71010c.asp
Contos Populares 5915240580238497603

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

O Donzelo Azarado

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *